In 7 Meses

Saiba como surgiu o projeto Causos do Sertão

Foi na manhã do dia 11 de dezembro de 2014, durante a entrega de cestas básicas arrecadadas durante um evento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Paulistana que surgia a grandiosa ideia de um projeto cultural inovador que mudaria a ideia de preservação da cultura em nossa região. A população da pequena comunidade quilombola Tanque de Cima impressionara os alunos com histórias surreais e que colaboram para o surgimento da ideia.

Surgia assim, dentro de um carro em trafego pela BR-407, o projeto Causos do Sertão. A ideia de se escrever um livro que registrasse e mantivesse preservada a história e a cultura de nossa região ganhara força. Um grupo de cinco estudantes e duas professoras de língua portuguesa dariam inicio a um dos maiores projetos culturais da região de Paulistana. 

As fortes ligações entre as histórias do município paulistanense e do município de Afrânio-PE fizeram com que todo essa região fosse estudada, englobando também os municípios de Acauã-PI, Queimada Nova-PI, Jacobina-PI e Betânia-PI. Além dos aspectos históricos, também foram pesquisados os movimentos culturais do passado e do presente na região, descobrindo-se assim um enorme manancial de histórias ficticiosas e surreais que impressionam e provocam terror nos sertanejos, além de histórias curiosas e reais. 

Com o apoio do IFPI, da Prefeitura de Paulistana, de vereadores e comerciantes locais, o Causos do Sertão busca publicar no fim do ano de 2015 o livro intitulado "Causos do Sertão: Conhecendo a História e a Cultura de Paulistana e região". Na ocasião será realizado o I Festival Cultural de Paulistana, evento que contará com apresentações, exposições, exibição de documentário, brincadeiras e shows com artistas locais.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário